Como cultivar brotos em casa



Broto de alfafa




Já aconteceu de você procurar hortaliças frescas e nutritivas e não encontrar? Bem, não precisa mais procurar! Com um pouquinho de tempo e esforço, você pode cultivar as suas próprias hortaliças em casa ou no apartamento. Como? Cultivando brotos.




Material necessário




Primeiro, é necessário um recipiente. Uma jarra grande de vidro ou plástico, um pote não metálico, uma tigela de vidro ou cerâmica, ou um prato fundo servirão muito bem. Pode-se até mesmo usar um prato raso, espalhando uma camada de sementes entre duas camadas de gaze grossa ou papel toalha umedecido a fim de evitar que as sementes ressequem.




Não importa qual recipiente você escolha, certifique-se de que seja suficientemente grande para que as sementes possam brotar e ainda ter um pouco ar circulando ao seu redor. Descobri que uma jarra de vidro funciona bem com sementes pequenas, como as de alfafa. Sementes maiores, como as de feijão-da-china (ou feijão-Mungo), se dão melhor num recipiente fundo ou num pote. Esse dá o espaço extra de que elas precisam e evita que os brotos apodreçam ou azedem.







Você também precisará de algo para cobrir seu recipiente. Uma tela de plástico, um pedaço de gaze grossa ou até uma meia de náilon velha darão conta do recado. Basta usar um elástico bem forte ou um barbante para prendê-los na boca do recipiente. Naturalmente, como as sementes terão de ser enxaguadas pelo menos duas vezes por dia, necessita-se de água e talvez de uma peneira para drenar a água do recipiente.




Por fim, você precisará de sementes. Pode-se cultivar praticamente todo tipo de semente comestível. (Eu tenho o cuidado, porém de não usar sementes tratadas com produtos químicos.) As melhores sementes para um principiante são as de feijão-da-china ou de alfafa. Elas são fáceis de cultivar e muito gostosas. Futuramente, você poderá usar suas habilidades com brotos de bambu e soja. Agora, deixe-me explicar-lhe o processo.





Broto de feijão da china




Como cultivar seus próprios brotos




PRIMEIRO DIA: Primeiramente, enxágue as sementes com cuidado. Daí, encha o recipiente com uns 5 centímetros de água, cobrindo as sementes ou os feijões. Deixe as sementes de molho por oito a dez horas pelo menos. Você pode colocar as sementes na água um pouco antes de ir dormir. Após oito a dez horas, as sementes começarão a inchar e a casca se rachará um pouco. Estão prontas para serem "plantadas".




SEGUNDO DIA: De manhã, segure a cobertura e escorra a água do recipiente. Agora, encha o recipiente novamente com água. Dê algumas sacudidas e vire-o de cabeça para baixo, deixando escorrer o excesso de água. Encha o recipiente várias vezes com água enxaguando e escorrendo as sementes três vezes. Se você transferiu as sementes que ficaram de molho para um prato raso, derrame água suavemente na gaze e escorra inclinando o prato. Mais tarde, repita o processo só para que as sementes sejam totalmente enxaguadas duas vezes por dia.





TERCEIRO DIA: Nesta altura, já deve ser possível ver as sementes brotando. Continue a enxaguá-las duas vezes por dia.





QUARTO DIA: Já se pode começar a comer os brotos. Os brotos de feijão-da-china podem crescer bastante sem ficar com gosto amargo. Só não se esqueça de continuar a enxaguá-las duas vezes por dia. Você também pode deixar os brotos ao sol durante cerca de uma hora e depois colocá-los no refrigerador. As folhinhas com um belo tom de verde e muito apetitosas!




Depois de ter provado o gostinho do sucesso, talvez queira agora experimentar outros tipos de grãos e sementes. Cada um é um pouco diferente no que se refere ao sabor e ao tempo que leva para brotar. Por exemplo, você pode tentar cultivar sementes de girassol descascadas. É melhor comer esses brotos em dois dias, quando têm apenas um pouco mais de um centímetro. Se crescerem mais do que isso, podem ficar amargos.





Como preparar os brotos






A maioria dos brotos pode ser consumida crua em saladas, sanduíches ou em qualquer outro prato que leva feijões e sementes. Os brotos de feijão, contudo, podem ser cozidos ao vapor durante 10 a 15 minutos. Ou você pode refogá-los com um pouquinho de óleo, alho e sal. Fica um prato muito gostoso. Os brotos de trigo e de centeio são bem adocicados e podem ser usados em pães e bolinhos. Assim, cultivar brotos é um passatempo saudável e econômico. Você provavelmente o achará interessante e recompensador. Afinal de contas, o índice de sucesso é alto e os resultados, deliciosos!





Você sabia que à medida que as sementes começam a brotar, os brotos de soja contém 108 miligramas de vitamina C pra cada 100 gramas de semente nas primeiras 36 horas? Se não sabia, gostou da informação? Saboreie essa dica gastronômica e até a próxima!